terça-feira, 3 de março de 2009

Testemunho do Cientista Amordaçado

Na nossa actual sociedade de desinformação as poucas notícias a revelar o que se está a passar por detrás da fachada são preciosidades que merecem ampla divulgação. Aqui vai a denúncia por cientistas independentes das práticas de encobrimento das poderosas empresas que controlam as sementes (transgénicas e tradicionais). Apesar de correrem um sério risco de perder o seu financiamento e até o seu emprego, razão pela qual não existem praticamente estudos sobre os efeitos negativos dos transgénicos, resolveram vir a público. Bravo!

Duas notas a reter:
1. As patentes sobre as sementes e respectivas culturas são a grande arma das empresas Biotech, permitem-nas efectivamente não só controlar o mercado como manter refém toda a sociedade! Simplesmente incluem nos contratos a proibição de cultivar OGM para efeitos de pesquisa.. Muito bom, não? É uma versão mais perigosa da ameaça velada dos produtores de equipamento electrônico: se o utilizador se atrever a abrir o equipamento para espreitar lá dentro, perde imediatamente a garantia..
2. O financiamento da pesquisa em agricultura vem maioritariamente de fontes privadas. Não é difícil imaginar as consequências..


Crop scientists say Biotechnology Seed companies are thwarting research

Sem comentários: