terça-feira, 25 de novembro de 2008

C-days: To be continued

No dia 20 de Novembro iniciámos no Centro Social da Mouraria o ciclo de encontros e conversas C-days (C de comunidade, civismo e cooperação) com o tema 'A Comunidade que se faz na Rua'.

Apareceu um público animado que nos ajudou não só a dinamizar a conversa sobre a Rua - desde Ruas apropriadas por actividades menos amigas da Comunidade como é o caso do tráfico de droga na Mouraria a Ruas centralizadoras da vida do bairro e extensões apetitosas do nosso espaço privado - como também a tecer novas temáticas comunitárias. Ouvimos os testemunhos sentidos dos educadores de rua da associação Conversas de Rua e os alertas para outros inimigos da comunidade como o carro, o betão e os espaços comerciais disfarçados de espaços públicos, do especialista em mobilidade, Mário Alves.

Ficam aqui algumas sugestões para quem quiser pegar e activar um próximo encontro C-day, pois a sua (des)organização está aberta a todos os participantes: 

- Workshop para explorar a arte como meio de reconquistar espaços públicos e juntar as pessoas de uma comunidade (houve excelentes exemplos dados pelo Mário Alves).
- Case study Mouraria: um encontro de trabalho ao ar livre neste bairro sofrido, criando por exemplo canteiros, bancos ou outro equipamento urbano que possa melhorar nem que um pedaço desta comunidade.
- Como formar/educar uma comunidade problemática para tomar conta de si própria?


Para se inspirarem mais e juntarem-se à conversa, vejam The C-days

saudações comunitárias

Sem comentários: