sexta-feira, 11 de julho de 2008

Por um mundo livre de transgénicos

.. comecemos em Portugal. Amanhã, 12 de Julho, acção grande em Monforte, onde foram autorizados ensaios experimentais de milho transgénico em plena Rede Natura!

É um atentado à natureza, à soberania alimentar mas sobretudo um atentado ao direito de escolha. Ao autorizarem o cultivo de milho transgénico, com riscos de contaminação enormes (aliás, garantidos), deixa de ser possível confiar na segurança alimentar. 

Como centenas de casos de contaminação pelo mundo fora nos mostram (até em bancos de sementes ancestrais!), rapidamente toda a cadeia alimentar fica prejudicada e aqui não há volta atrás. A natureza procurará sempre um novo equilíbrio, mas pode não ser um equilíbrio que permita a sobrevivência da nossa espécie.. Em poucos anos podemos vir a eliminar a pouca biodiversidade que nos resta e estarmos sujeitos a pagar meia dúzia de empresas transnacionais cada vez que temos fome, pois são elas que detêm perversamente as patentes sobre a vida.

Juntem-se a esta causa, ela é central à luta pela soberania alimentar, ao combate à pobreza e à fome. Neste momento quem controla os transgénicos, controla a comida, pelo mundo fora.






1 comentário:

Transgênicos disse...

É um absurdo! em Portugal querem fazer campo de ensaio com transgênicos e no Brasil querem derrubar o projeto de lei que exige a rotulagem desses produtos.
Para quem ainda não viu,sugiro que procurem no google videos ou no you tube, tem o documentário do livro: le monde selon monsanto, em inglês. É excelente! e mostra o que ainda está por vir.
Transgênicos Não (http://transgenicosnao.blogspot.com)